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Comércio por plataformas electrónicas gerou 39 mil milhões de euros de negócios em 2012

O comércio electrónico gerou um volume de negócios de 39 mil milhões de euros em 2012, prevendo-se que em 2017 atinja os 73 mil milhões de euros.

Bloomberg
Alexandra Machado amachado@negocios.pt 23 de Outubro de 2013 às 14:04

Um estudo realizado pela Acepi - Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa, apresentado esta quarta-feira, 23 de Outubro, no Forum de Economia Digital, revela que em Portugal o comércio electrónicou gerou um volume de negócios de 39 mil milhões de euros em 2012, a que se pode acrescentar os 10 mil milhões de euros de transacções efectuadas nas caixas de multibanco (ATM). 

 

Para 2017, as projecções do estudo da Acepi e da IDC apontam para um volume de 73 mil milhões de euros no comércio em plataformas electrónicas, quer seja nos negócios com consumidores, entre empresas ou com o Estado.

 

O comércio electrónico, para os consumidores, só por si gerou um volume de 2,4 mil milhões de euros, estimando-se que atinja os quatro mil milhões em 2017.  

 

No total, acrescentou Alexandre Nilo Fonseca, presidente da Acepi, que apresentou o estudo, 27% do comércio foi conduzido electronicamente.

 

Existem em Portugal 2,5 milhões de compradores pela Internet, de um total de 6,7 milhões de internautas. 

 

Alexandre Nilo da Fonseca acrescenta, no entanto, o peso que hoje os telemóveis estão a ter. Há 2,7 milhões de dispositivos móveis em Portugal e, tal como é tendência mundial, também em Portugal "os telemóveis serão prevalecentes na nossa economia". Por isso, este responsável não tem dúvida em afirmar que "se as empresas não tiverem uma estratégia para a área móvel não sobreviverão". 

 

O estudo foi apresentado no Forum da Economia Digital integrado na Semana da Internet, que culmina no dia 25 de Outubro com o Dia de Compras na Internet, com promoções em vários sites. 

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