O Facebook pode tornar a vida mais infeliz?
Um estudo de duas universidades concluiu que navegar demasiadas horas na rede social mais famosa do mundo pode fazer com que deixe de sorrir tanto, tornando-se menos feliz ao longo dos meses de comentários, publicações, fotografias e ‘likes’. Segundo a BBC, o Facebook pode transformar a vida dos seus utilizadores, e nem sempre é para melhor.
© DR
Tech Estudo
Já alguma vez pensou que o facto de andar mais em baixo ou triste pode dever-se às redes sociais que frequenta diariamente?
Segundo um estudo divulgado pela BBC, o Facebook pode deixar os seus utilizadores menos felizes, ao longo dos anos de utilização.
Sobre o Facebook, as opiniões divergem. Tanto é considerado “o maior meio de comunicação já desenvolvido pela mente do homem”, como é "um meio de entretenimento que permite milhões de pessoas ouvir a mesma piada ao mesmo tempo, e ainda assim permanecer solitário ", como escreveu o poeta e dramaturgo TS Eliot.
Em apenas uma década, a rede social conseguiu inscrever cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, que gastam, em média, 18 minutos por dia para verem as novidades publicadas. O Facebook conecta famílias e amigos através de todos os continentes ao longo dos anos, mas também pode ser a causa de grande solidão e tristeza.
No verão de 2013, uma equipa de psicólogos da Universidade de Michigan, em Ann Arbor, e outra da Universidade de Leuven, na Bélgica, elaboraram uma pesquisa para avaliar a mudança na vida desde que se criou o Facebook.
Ethan Kross deu início a uma série de questionários, cinco vezes por dia, durante duas semanas, sobre o estado emocional dos participantes, e concluiu que a utilização da rede social está relacionada com uma sensação fraca de bem-estar.
Kross afirmou que, apesar cumprir a necessidade humana de contacto social, a razão está no tipo de contacto que é fornecido às pessoas, por serem relações digitais e não ‘ao vivo’.
Além disso, para muitas pessoas, ver fotos felizes de outras, como com da família, na praia, de férias, ou com o parceiro, acaba por despertar uma sensação inconsciente de inveja que não deixa os utilizadores felizes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com