Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

O Facebook pode tornar a vida mais infeliz?

Um estudo de duas universidades concluiu que navegar demasiadas horas na rede social mais famosa do mundo pode fazer com que deixe de sorrir tanto, tornando-se menos feliz ao longo dos meses de comentários, publicações, fotografias e ‘likes’. Segundo a BBC, o Facebook pode transformar a vida dos seus utilizadores, e nem sempre é para melhor.

O Facebook pode tornar a vida mais infeliz?
Notícias ao Minuto

15:24 - 06/02/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Estudo

Já alguma vez pensou que o facto de andar mais em baixo ou triste pode dever-se às redes sociais que frequenta diariamente?

Segundo um estudo divulgado pela BBC, o Facebook pode deixar os seus utilizadores menos felizes, ao longo dos anos de utilização.

Sobre o Facebook, as opiniões divergem. Tanto é considerado “o maior meio de comunicação já desenvolvido pela mente do homem”, como é "um meio de entretenimento que permite milhões de pessoas ouvir a mesma piada ao mesmo tempo, e ainda assim permanecer solitário ", como escreveu o poeta e dramaturgo TS Eliot.

Em apenas uma década, a rede social conseguiu inscrever cerca de 1,3 mil milhões de pessoas, que gastam, em média, 18 minutos por dia para verem as novidades publicadas. O Facebook conecta famílias e amigos através de todos os continentes ao longo dos anos, mas também pode ser a causa de grande solidão e tristeza.

No verão de 2013, uma equipa de psicólogos da Universidade de Michigan, em Ann Arbor, e outra da Universidade de Leuven, na Bélgica, elaboraram uma pesquisa para avaliar a mudança na vida desde que se criou o Facebook.

Ethan Kross deu início a uma série de questionários, cinco vezes por dia, durante duas semanas, sobre o estado emocional dos participantes, e concluiu que a utilização da rede social está relacionada com uma sensação fraca de bem-estar.

Kross afirmou que, apesar cumprir a necessidade humana de contacto social, a razão está no tipo de contacto que é fornecido às pessoas, por serem relações digitais e não ‘ao vivo’.

Além disso, para muitas pessoas, ver fotos felizes de outras, como com da família, na praia, de férias, ou com o parceiro, acaba por despertar uma sensação inconsciente de inveja que não deixa os utilizadores felizes.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório