Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Detetor de mentiras para Facebook e Twitter em fase de estudo

Com o objetivo de identificar, em tempo real, possíveis rumores ou informação falsa nas redes sociais, um grupo de investigadores de cinco universidades europeias está a desenvolver uma espécie de detetor de mentiras, conta a BBC. Este serviço terá como principal destino organizações governamentais e serviços de emergência.

Detetor de mentiras para Facebook e Twitter em fase de estudo
Notícias ao Minuto

14:22 - 20/02/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Redes Sociais

A ideia surgiu em 2011 quando dos distúrbios em Londres e, consequentemente, do papel que as redes socias tiveram, mas só agora está a ser desenvolvida. Falamos nada mais, nada menos do que um detetor de mentiras para as redes sociais, nomeadamente Facebook e Twitter, e cuja principal função será identificar, em tempo real, rumores ou informação falsa que comece a circular.

De acordo com a BBC, o detetor ‘Pheme’ (nome da figura da mitologia grega famosa por lançar boatos) está a ser desenvolvido por um grupo de investigadores de cinco universidades europeias para auxiliar organizações governamentais e serviços de emergência.

“Houve a ideia, após os distúrbios de 2011 [em Londres], de que as redes sociais deveriam ter sido fechadas, para impedir que os agitadores as usassem para se organizar. (...) Mas as redes sociais também fornecem informação útil. O problema é que tudo acontece tão depressa e nós não conseguimos separar, rapidamente, as verdades das mentiras”, explica a coordenador do projeto Kalina Bontcheva, investigadora da universidade britânica de Sheffield à BBC.

Esses rumores serão classificados em quatro categorias: especulação, controvérsia, informação equivocada e desinformação; e para ajudar nesta classificação, o ‘Pheme’ realizará uma análise à credibilidade das fontes, nas quais constarão portais de notícias, jornalistas, especialistas ou testemunhas.

A BBC revela ainda que este detetor de mentiras vai ser desenvolvido nos próximos três anos e deverá vir a ter uma versão dirigida a jornalistas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório