Facebook redesenha botão do “like” e diz adeus à famosa mão

Mudança é apenas para botões que aparecem em sites e blogues. Fundo azul torna-se mais forte e ao lado da palavra passa a aparecer o logótipo da rede social.

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A nova imagem e a antiga do botão "like" DR

Pela primeira vez desde 2010, o Facebook decidiu redesenhar os famosos botões “like” e “share”, mas apenas para a versão que se inclui em blogues e sites. Com a mudança, o fundo azul torna-se mais forte e ao lado da palavra, em vez da tradicional mão de polegar espetado, passa a aparecer o logótipo da rede social. O mesmo acontece nas partilhas.

A mudança pode parecer simples mas, tendo em consideração que estes botões aparecem em 7,5 milhões de websites e que os utilizadores recorrem a vários browsers, o gestor de produto do Facebook, Ling Bao, citado pelo The Verge, assegurou que não foi fácil encontrar uma solução que funcionasse de forma global e que passasse pelo crivo dos designers da empresa, de outros departamentos, dos vice-presidentes e, claro, pelo próprio Mark Zuckerberg, CEO da maior rede social de Internet do mundo.

Ling Bao explicou que qualquer pequena mudança que introduzissem seria vista 22 mil milhões de vezes por dia, pelo que teria de ser muito estudada. O principal objectivo foi, por isso, assegurar que o tamanho dos botões se mantinha igual, optando-se antes por um azul mais vibrante que lhes dê mais destaque e por um ar mais moderno com o tipo de letra Helvetica. O logótipo passa também a ter o “f” a azul em fundo branco, quando até agora era branco com um fundo azul.

Contudo, mais do que a mudança no botão do “share” ou “partilhar”, o que salta mais à vista é o fim da emblemática mão de polegar levantado do “like” ou “gostar” e que se tornou mundialmente famosa — preferindo a rede social que o botão tenha antes o seu logótipo acompanhado apenas pela palavra. Já nas páginas pessoais da rede social, pelo menos por agora, a mão continuará a estar presente.

Bao explicou que a mudança demorou para assegurar que as palavras funcionam em todas as línguas e que não aparecem partidas, independentemente do formato do site que decidir incluir esta opção. Além disso, a ideia é também estimular que os sites e blogues incluam os dois botões e não apenas um. E, ao mesmo tempo, que as pessoas percebam a diferença entre ambos, já que ao fazerem “like” estão automaticamente a partilhar o conteúdo no Facebook, enquanto se optarem pelo “share” podem acrescentar algum comentário. Nos testes, assegurou a empresa, mais pessoas clicaram nos novos botões e perceberam a diferença entre eles.

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